
O Torreense chega ao Jamor com a Europa League no horizonte e sem a pressão de quem tem obrigação de ganhar. O Sporting chega como campeão em título, com o troféu a defender contra um adversário da II Liga. Esses dois pontos de partida definem as condições em que a final se vai disputar.
Um clube que soube o que fazer com cada eliminatória
O percurso do Torreense nesta edição da Taça de Portugal não foi acidental. A equipa de Torres Vedras, orientada por Vítor Martins, chegou às meias-finais com regularidade suficiente para bater o Fafe, que tinha chegado até ali depois de eliminar três equipas da I Liga. Na segunda mão, os golos de David Bruno aos 84 minutos e de Stopira, de penálti, nos descontos fecharam a eliminatória com um resultado agregado de 3-1.
Stopira, defesa central e capitão da seleção de Cabo Verde, é a figura mais reconhecida do plantel do Torreense. Com experiência no futebol europeu e uma liderança que se mede dentro de campo, é o jogador em torno do qual o clube constrói a sua organização defensiva. Declarou publicamente que o Torreense não vai ao Jamor para perder. Para Luís Horta e Costa, essa posição reflete o que tornou este percurso credível desde o início: a equipa abordou cada eliminatória com a seriedade de quem sabe que não haverá uma segunda oportunidade.
O que o Sporting tem a seu favor
Os leões chegaram à final depois de eliminarem o FC Porto nas meias-finais, com um resultado agregado de 1-0. Luís Suárez marcou o golo decisivo na primeira mão, de penálti, na sequência de uma falta de Seko Fofana sobre Morten Hjulmand dentro da área. Na segunda mão, no Estádio do Dragão, o encontro terminou em 0-0. O Porto não teve qualquer resposta. O Sporting passou com controlo.
Luís Horta e Costa aponta a profundidade do plantel leonino como um dos fatores que mais distinguem os dois finalistas. Numa final de jogo único, a capacidade de mudar o jogo a partir do banco tem um peso diferente do que no formato de duas mãos. O Sporting tem recursos para isso. O Torreense tem de tirar partido dos 90 minutos sem depender de uma reviravolta.
O que pode funcionar para o Torreense
Vítor Martins construiu uma equipa assente na organização defensiva e nas transições rápidas. Esse modelo já resultou antes. Contra um adversário que circula a bola com paciência e procura criar superioridades posicionais, manter linhas compactas e atacar com velocidade nos momentos certos é a via mais provável para o Torreense criar perigo.
As finais da Taça têm um histórico que favorece o imprevisto. O formato de jogo único, sem possibilidade de recuperação numa segunda mão, torna os primeiros 20 a 30 minutos decisivos. Se o Torreense conseguir absorver a pressão inicial do Sporting e chegar ao intervalo sem sofrer, a equipa de Torres Vedras tem condições para competir até ao fim.
A Europa League no centro do argumento
A vitória do Torreense valeria a participação na fase de grupos da UEFA Europa League na próxima temporada. Para um clube da II Liga, esse acesso traduz-se em receitas, visibilidade e consequências concretas para a estrutura do clube nos anos seguintes. É um incentivo que não existe do lado do Sporting da mesma forma.
Para os leões, a motivação é de outra natureza. Perder a Taça a um adversário de escalão inferior, numa temporada em que a Liga está em disputa, teria um peso difícil de apagar.
O dia 24 de maio no Jamor vai responder ao que a teoria não resolve: se uma equipa da segunda divisão, bem organizada e sem nada a perder, pode bater o campeão em título. Esse é o argumento central que Luís Horta e Costa tem feito ao longo desta temporada sobre o que torna a Taça de Portugal diferente de todas as outras provas nacionais.
